Pesquisar neste blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Salmos ao Rei



01-Os meus lábios te louvam – Salmo 63

02-Esconderijo – Salmo 91

03-Coração Puro -Salmo 51 (participação Fernanda Lara)

04-Confissão – Salmo 32

05-Lâmpada para os meus pés – Salmo 19

06-Aleluia – Salmo 149

07-Ele Reina – Salmo 113

08-Escudo- Salmo 3 (Mensagem Pr.Rodrigo Silva)

09-Tua Direira – Salmo 16

10-Nova Canção – Salmo 40

11-Casa do Senhor – Salmo 27

Clique para Baixar:
Daniel Ludtke - Salmos.rar

sábado, 5 de novembro de 2011

Você Realmente Acredita no NT?



INTRODUÇÃO

Muitos dos seguidores de Yeshua (Jesus) desprezam as Escrituras chamadas de Antigo Testamento e alegam que somente o NT tem validade para a Igreja. Contudo, será que esses cristãos realmente acreditam no testemunho contido nas páginas do NT? Este estudo mostrará uma porção de provas de que o próprio Novo Testamento valida o Antigo Testamento. Antes de tudo, que todos saibam que quando falo validade do AT, refiro-me não à Antiga Aliança em si, mas às Escrituras que receberam este título. Devemos saber que os termos Antigo Testamento e Novo Testamento foram primeiramente usados para nomear as Escrituras por Marcião. Marcião de Sínope foi um dos mais proeminentes heresiarcas durante o Cristianismo primitivo. Sua teologia, que propunha dois deuses distintos, um no Antigo Testamento e outro no Novo Testamento, foi denunciada pelos Pais da Igreja e ele foi excomungado. Sua rejeição de muitos livros que seus contemporâneos consideravam como parte das escrituras mostrou à Igreja antiga a urgência do desenvolvimento de um cânon bíblico. Marcião afirmava que Yeshua (Jesus) era o salvador enviado por D-us Pai, com Paulo como seu principal apóstolo. Marcião acreditava que YHWH não era o mesmo D-us a quem Yeshua (Jesus) se referia.
Há realmente uma Nova Aliança que substitui à antiga. Porém, usar os termos Antiga e Nova para referir-se à palavra de D-us é um erro, por um motivo simples: a Palavra de D-us nunca envelhece.

Isaías 40:8 “Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.”

Além disso, os Evangelhos e as Epístolas dos Apóstolos foram escritas há mais de dois mil anos. Ninguém em sã consciência poderia dizer que esses Escritos são novos. Isto posto, também é importante sabermos que a Bíblia que Yeshua (Jesus) utilizou naquela época era chamada de KATUV, isto é, Escritura em Hebraico. Podemos ver isso em várias passagens do Novo Testamento. Sha’ul (Paulo) faz um vasto uso das Escrituras (Antigo Testamento/Bíblia da época de Yeshua) em sua evangelização, explicando através dela diversas vezes que Yeshua era o Messias esperado e que cumpria as profecias que estavam escritas. Vejamos:

Romanos 9:33 “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido.”

Citando Isaías:

Isaías 28:16 “Portanto assim diz o Senhor Elohim (D-us): Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.”
Portanto, todas as vezes em que Shaul (Paulo), os apóstolos e, acima de todos, o Nosso amado Senhor Yeshua (Jesus Cristo) usam termos como “Está escrito” ou “Escritura”, eles se referem ao que chamamos de Antigo Testamento. Sendo assim, proponho que façamos o seguinte: leiamos todas as ocorrências da palavra “Escritura” e substituamos pelo termo “Antigo Testamento” para vermos que testemunho as Escrituras do Novo Testamento fazem do Antigo Testamento.

Segundo o NT, o Antigo Testamento não pode ser anulado:
João 10:35 “Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de D-us foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)”.
Segundo o NT, o Antigo Testamento Profetizou a salvação dos gentios através da fé:
Gálatas 3:8 “Ora, a Escritura, prevendo que D-us havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Avraham (Abraão), dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.”
Segundo o NT, o Antigo Testamento anuncia a graça que para nós estava destinada:
I Pedro 1:10 “Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada.”
Segundo o NT, todo Antigo Testamento é inspirado, útil para o ensino, a repreensão e a instrução da justiça:
II Timóteo 3:16 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.”
Segundo o NT, era bom que se permanecesse nos ensinamentos do Antigo Testamento:
 II Timóteo 14:15 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yeshua HaMashiach (Cristo Jesus).”
Segundo o NT, o Antigo Testamento dá testemunho do Messias:
João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de Mim.”
Segundo o NT, o Antigo Testamento é uma arma potente e eficaz contra os ataques de Satan:
Mateus 4:4 “Mas Yeshua lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Elohim.”
Mateus 4:7 “Replicou Yeshua: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu D-us.” (Deuteronômio 6:16)
Mateus 4:10 “Então ordenou-lhe Yeshua: Vai-te, Satan; porque está escrito: A D-us teu Elohim adorarás, e só a ele servirás.”
Segundo o NT, tudo o que o Antigo Testamento registra foi escrito para o ensino dos crentes:
Romanos 15:4 “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito...”
Segundo o NT, o Antigo Testamento gera constância e consolação, para que tenhamos esperança:
Romanos 15:4 “... Para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.”
Segundo o NT, se amamos ao próximo como a nós mesmos, estamos agindo de acordo com a Lei Real do Antigo Testamento:
Tiago 2:8  “Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’, fazeis bem.”
Segundo o NT, Paulo servia a Deus segundo o Antigo Testamento:
Atos 24:14 “Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam seita, assim sirvo ao D-us de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas”
Segundo o NT, o Antigo Testamento era uma poderosa ferramenta de Evangelização:
Atos 18:28 “Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas Escrituras que Yeshua (Jesus) era o Messias.”
Atos 28:24 “Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de D-us e procurava persuadi-los acerca de Yeshua, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. Uns criam nas suas palavras, mas outros as rejeitavam.”
Segundo o NT, devemos nos lembrar das palavras do Antigo Testamento:
2 Pedro 3:1-2  “Amados, já é esta a segunda carta que vos escrevo; em ambas as quais desperto com admoestações o vosso ânimo sincero; para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos.”
Segundo o NT, o Antigo Testamento nos dá vários bons exemplos de sofrimento e paciência:
Tiago 5:10 “Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.”
Segundo o NT, a Lei do Antigo Testamento existe por causa do amor de D-us aos homens:
I Corintios 9:9-10 “Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está D-us cuidando dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.”
A regra é clara. O Novo Testamento apoia o Antigo Testamento. Os crentes que colocam o Novo Testamento em conflito com o Antigo Testamento de maneira alguma acreditam no Novo Testamento.

PARA REFLETIR:
Efésios 6:17 “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de D-us;”
Que guerreiro vai ao combate com a espada quebrada ao meio?
Salmos 119:160 “A soma da Tua Palavra é a verdade, e cada uma das Tuas justas ordenanças dura para sempre.”
O que é verdadeiro? A soma ou a subtração da palavra de D-us?



Estudo cedido pelo irmão Tiago Alves