Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Creio em Ti_ Nova Voz

Faixas:
01. Novo Sonho Em Canção
02. Quero Viver Ao Lado Seu
03. Não Há Outro Igual
04. Eu Viverei Por Ti
05. A Coisa Mais Linda De Deus
06. Sacrifício Por Mim
07. Creio Em Ti
08. Cristo Tem Poder
09. Viva Em Mim
10. Voltando Pra Adorá-Lo
11. Vamos Subir


Clique para baixar:

TEM AZEITE NA SUA CANDEIA?



Parábola das dez virgens

Certa vez indagou Shaul (Paulo) em uma de suas cartas: “que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14). Sabemos que Yeshua (Jesus) é a Luz do mundo. Se fazemos parte de Seu corpo, como podemos andar em trevas? Como poderíamos não ser luz? O próprio Mestre disse como devemos proceder: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma lâmpada a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.” (Matitiyahu/Mateus 5:14-15). A ordem é que sejamos luz para o mundo, seguindo o Messias, que é a eterna Luz, para que possamos ser aceitos como filhos e recebamos a coroa da vida no grande Dia. Acerca de Sua vinda, o Salvador disse através de uma parábola o que se segue:
“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo e da noiva. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Amen, e eu vos digo: não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora” (Matitiyahu/Mateus 25:1-13).
Como visto, somente as prudentes foram aceitas pelo noivo. Muitos são os que se professam servos do Altíssimo, com aparência de piedade, participando de cultos em igrejas, carregando suas Bíblias debaixo do braço. Será, entretanto, que todos esses são prudentes? Trazem consigo sua candeia com azeite para que se tenha sempre luz? Estaria esta geração, que diz ser a geração do avivamento, carregando prudentemente seu azeite?
Como é de conhecimento cediço, o azeite é extraído da oliva através de um processo em que esta é prensada, esmagada. Desta forma, obtém-se um azeite puro, de boa qualidade, para servir de combustível para um candeeiro. Sobre isso aponta a Palavra do Eterno: “Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente” (Êxodo 27:20). Do mesmo modo, quando nos deixamos prensar, esmagando nossa carne e as paixões do mundo, quando aceitamos as provações, estamos tirando de nós azeite para manter nosso candeeiro aceso e assim cumprir o que nos manda o Mestre: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Matitiyahu/ Mateus 5:16).
É normal que nos sintamos cansados e que nos perguntemos o motivo de tantas aflições e provações. O que muitas vezes nos esquecemos é que os heróis da fé e todos os homens e mulheres que admiramos nas Escrituras também foram provados e, mesmo com todas as dificuldades, conseguiram manter firme sua fidelidade ao Senhor, deixando-nos um exemplo de vida e provando que é possível resistir. Podemos sentir a tristeza do salmista ao dizer: “Estou gasto e muito esmagado; dou rugidos por causa do desassossego do meu coração” (Tehilim/Salmos 38:8), mas devemos ter em mente que nossas provações, se vividas com santidade e fidelidade, produzem azeite para manter nossa luz acesa. Por esse motivo, podemos nos alegrar em nossas provações, pois estamos deixando que o Eterno retire de nós um azeite puro, uma obra perfeita para testemunho, sendo luz para as pessoas. A esse respeito, diz o apóstolo: “Meus irmãos, que toda a alegria seja convosco quando passardes por muitas e variadas provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Ya’akov/ Tiago 1:2-4).
Yeshua não nos prometeu um mundo de constante alegria; antes, alertou que a Porta da salvação é estreita e são poucos os que nela entram. Dentre tantos que possuem máscara de servos, aparência de piedade, raros são os que esmagam as paixões mundanas e se mantêm fiéis diante das provações, preparando-se para as bodas do Cordeiro. É muito comum ver em igrejas manifestações de êxtase em que os membros dizem estar com fogo, mas será que esse “fogo” dá luz? Pessoas que não abandonam as práticas mundanas, amantes da sensualidade, que assistem a filmes, novelas, vivem em busca de prosperidade, servindo ao Pai por torpe ganância, dizem calçar um tal “sapato de fogo” nos cultos, o que não produz fruto nenhum, mas somente causa escândalo. Buscam igrejas para arrumar casamento ou mesmo ficar sem compromisso. Não são poucas as Jezabéis da saia de fogo e os irmãos que buscam diversão através da perversão sexual. Acerca dessa confusão, alertam-nos as Sagradas Letras: “Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas” (Lucas 11:35).  
           Se praticamos obras das trevas, não estamos na luz, e se há fogo, é fogo de condenação. Não nos deixemos enganar por falsas doutrinas, que não pregam arrependimento e uma vida de total entrega ao Pai. Enquanto estamos no mundo, seremos perseguidos, humilhados, tratados como lixo. “E não é de admirar, porquanto o próprio Satan se disfarça em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14). Prometem uma vida fácil de bênçãos materiais e prosperidade, de falsa alegria, contradizendo o próprio Messias: “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós; e sereis odiados de todos por causa do Meu Nome” (Lucas 21:16-17).
Está na moda aceitar Jesus, frequentar cultos animados, com dança, música de ritmo mundano e pregações que mais parecem propagandas enganosas, regadas a falso fogo, falso avivamento e falsas noivas. Não há perseguição, pois as igrejas estão mescladas ao mundo. São amigos do mundo e querem, ao mesmo tempo, ser filhos do Soberano, esquecendo-se de que não há comunhão entre trevas e luz. Tornaram-se normais práticas seculares, como ouvir música mundana, ver TV e até mesmo fazer festas pagãs, idólatras, como festa junina. Se a igreja não pode ir ao mundo, levam o mundo até à igreja. Como está fácil ser crente! Como alargou-se a porta! Está fora de moda ser como João Batista, Pedro e os discípulos que abandonaram tudo por causa do Reino. É fanatismo seguir as Escrituras e guardar os Mandamentos. Pra que ser como os apóstolos, vivendo com simplicidade e santidade, se as igrejas de hoje pregam um Evangelho tão fácil de ser seguido?
Tais pessoas buscam a Salvação, mas não querem pagar o preço. Não produzem azeite para suas candeias e pensam que participarão das Bodas. Sem ter e ser luz, ninguém será aceito pelo Noivo! É preciso observar a Lei e os Mandamentos para cumprir a vontade do Pai, aceitando as provações e dificuldades para sermos moldados, vigiando sempre, pois não sabemos a hora de Sua vinda. Mais que gritar que se é filho do Eterno, é preciso ter azeite na candeia. Também as noivas imprudentes carregavam seus candeeiros, mas sem azeite, do mesmo modo com que carregam Bíblias, mas não praticam. Sejamos prudentes, pois nossa espera e sofrimento não são vãos. Fiel é quem prometeu: “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Elohim (D-us) e permanecem fiéis a Yeshua” (Guyliana/Apocalipse 14:12). Também está escrito: “Bendito o homem que suporta a provação; porque, depois de provado, receberá a coroa da vida, que Elohim prometeu aos que o amam” (Ya’akov/ Tiago 1:12).
Não devemos pensar que somos fracos e que não podemos produzir azeite das nossas provações. O próprio Messias nos deu o exemplo, fazendo-se homem e sofrendo pelos nossos pecados, como fora predito pelo profeta: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Yesha’yahu/ Isaías 53:5). Se o Salvador, que é Santo e nunca merecia sofrimento, foi esmagado, provado, por que nós teríamos o direito de nos esquivar de ser uma oliva esmagada para dar azeite e ter luz? O sofrimento de Yeshua no Getsêmani, que significa Jardim das Oliveiras, mostra-nos como foi pisado, carregando o madeiro em que seria morto, sendo esmagado como uma oliva. Por causa do azeite que Ele extraiu do sofrimento, podemos ter salvação e sermos sarados.
Além de servir de combustível para dar luz, o azeite pode servir para cura, cicatrização de feridas, como se pode perceber nesta passagem: “Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele. Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o” (Lucas 10:33-34). Tem também utilidade para purificar: “e o sacerdote que faz a purificação apresentará o homem que se há de purificar, bem como aquelas coisas, perante o Senhor, à porta da tenda da revelação. E o sacerdote tomará um dos cordeiros, o oferecerá como oferta pela culpa; e, tomando também o logue de azeite, os moverá por oferta de movimento perante o Senhor” (Levítico 14:11-12). Está ainda associado à alegria: “O azeite e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial” (Provérbios 27:9). Neste verso podemos ver três funções do azeite: luz, unção e perfume. “E especiarias, e azeite para a luminária, e para o azeite da unção, e para o incenso aromático” (Êxodo 35:28). Sendo esmagado, Yeshua pôde dar azeite para nossa cura, unção, purificação, alegria e perfume (oferta de cheiro agradável), sendo a Luz do mundo.

Deixemo-nos ser esmagados pelo Pai nas provações e esmaguemos nossos desejos mundanos, para que a candeia da nossa vida tenha luz quando Yeshua voltar, pois “a luz dos justos alegra; porém a lâmpada dos ímpios se apagará” (Provérbios 13:9). Não nos portemos como as virgens imprudentes, que não quiseram pagar o preço do azeite para suas candeias, mas estejamos vigilantes, com prudência, para que sejamos aceitos pelo Noivo, entrando pela Porta estreita. 

Viver e Cantar - Leonardo Gonçalves

Clique para baixar:

Quarteto Está Escrito: Deus vê



Clique para baixar:
Quarteto Esta Escrito-Deus Vê.rar